18.7.08

Blog pode ajudar a conquistar emprego

Mais do que um diário pessoal, o blog pode ser usado como vitrine de qualidades profissionais e pessoais e ajudá-lo a conseguir a sonhada vaga.

Por Camila Souza publicado no Bradesco Universitário

Os blogs já se tornaram uma ferramenta de uso comum. Interativos e "amigáveis", não exigem grande conhecimento técnico para serem criados. São ainda mais fáceis de atualizar, e abrigam de tudo: crônicas, resenhas, notas, fotos, vídeos.

Os usos também são variados. Os blogs podem assumir a forma de um diário, de fórum de discussão, de endereço virtual de campanhas e promoções de todo tipo e até mesmo funcionar como fonte de pesquisa (como no caso de blogs de cientistas).

Diante dessa versatilidade, você já pensou em fazer do seu blog uma vitrine de suas qualidades profissionais para ajudá-lo na hora de conquistar um emprego?

Cada vez mais profissionais (como jornalistas, designers, escritores) utilizam o blog, tanto para exibir sua expertise como para exercer sua função. Todos os meios de comunicação disponíveis podem ser usados a nosso favor, e se forem bem utilizados podem render frutos e estreitar laços", afirma o coordenador de Comunicação da agência de emprego Catho Online, Fernão Silveira. "Com o blog não é diferente, ainda mais por toda a facilidade que essa mídia oferece. Uma pessoa, por exemplo, pode criar um blog para expor o seu currículo, para manter o seu portfólio ou simplesmente para criar um diário virtual, externando sua opinião e deixando transparecer um pouco do seu jeito de ser e pensar", continua Silveira.

O consultor acha que "vale muito a pena" usar o blog para expor as qualidades profissionais, desde que seja utilizado "com bom senso". "É gratuito, sem dependência de terceiros, sem censura ou intervenção de editores", lembra ele. Em processos de seleção, as empresas têm encontrado novas formas de adquirir mais informações sobre o candidato. As mais preocupadas com o perfil e o histórico do profissional podem utilizar não apenas o blog, mas também fazer pesquisas nas páginas de comunidades virtuais como o Orkut. "As empresas são estimuladas a se utilizar mais dos sites de busca para encontrar referências sobre os candidatos. Nesse processo, elas acabam encontrando blogs, páginas em redes sociais, comentários em fóruns públicos e até mesmo participações em petições e leilões on-line", explica o coordenador. Sendo assim, na opinião de Fernão Silveira, um blog que tenha o objetivo de ajudar o profissional deve possuir as seguintes características: ter personalidade (mais opiniões do que meras descrições); não abordar temas polêmicos e politicamente incorretos; exibir conhecimentos e experiências, sem deixar de enfatizar as conquistas alcançadas ao longo da carreira. Se tiver o objetivo de, além disso, exibir um portfólio, o blog precisa ter um layout atrativo, uma navegação agradável e uma configuração que facilite a visualização dos conteúdos. "Os blogs são mais interessantes para áreas de atuação em que há muitas pessoas com interesse em comum, pois um blog sem visitantes ou leitores assíduos tende a não aparecer nos sites de busca", ressalta Silveira. O consultor lembra, porém, que mesmo que o profissional trabalhe em uma área que desperte pouco ou nenhum interesse, ele pode atrair atenção postando materiais próprios como resenhas, análises, desenhos, trabalhos diversos e compartilhando conhecimentos úteis. "O blog é uma forma simples de se comunicar e poder mostrar suas opiniões, além de ter obter feedback das pessoas que o consultam". Mas, para conquistar um espaço na empresa em que deseja trabalhar não basta fazer um blog e esperar ser descoberto. "Para chamar a atenção de uma empresa específica, recomendamos a postura ativa, que consiste em enviar o currículo para uma vaga em aberto, manter o currículo em algum banco ou site especializado e fazer networking com algum funcionário da empresa", recomenda o coordenador.

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