4.6.09

Semana de Novidades na Comunicação de Uberaba e Mercado de Mídia

Por: José Adolfo - 7º Período de Publicidade
Nessa semana o Jornal da Manhã de Uberaba/MG surpreendeu o mercado de comunicação local com o lançamento de sua edição para segunda-feira. Agora é o único jornal da região que possui edição todos os dias. Para o marketing da empresa é excelente, principalmente por diferenciar do outro grande jornal da cidade que circula apenas de terça a domingo e divide o bolo de assinantes e publicidade. A oportunidade é um grande diferencial para processo de compra do consumidor de notícias, que não abre mão de informação nova sempre. Entretanto, outros tópicos sobre a mídia jornal devem ser levantados antes de cortarmos o bolo.

O setor de mídia encontra-se em um período de transição e está encerrando a festa dos grandes grupos tradicionais de mídia. Neste plano, os jornais são os principais alvos dessas mudanças e muitos viraram as principais manchetes da imprensa, visto que os grandes estão com prejuízos consecutivos e não conseguem reverter a situação. Nada que comprometa a vida e o salário de bons comunicadores, pois o que está havendo é uma migração do consumo de mídia da população moderna. O jornal está perdendo mercado principalmente para outras mídias mais mensuráveis e de leituras rápidas especialmente a internet, que já conta com todos os jornais on-line com novas notícias a todo momento.

A busca por estratégias de modernização desse meio variam bastante e cogita-se cobrar assinatura de acesso pelo conteúdo na internet pela reputação da informação que os jornais possuem e já conseguiram migrar parte dos leitores para a internet. Não dá para cobrar por um contéudo que neste meio fomos acostumados a encontrar de graça. As táticas variam de experimentação de leitores manuais em forma de livro, ainda não disponíveis no país e grandes campanhas publicitárias em outros meios afim de atingir um público erroneamento de forma promoção que apenas dá folego para mais alguns metros na corrida.

O burburinho que acontece nos jornais também acontecem em menor proporção no promissor mercado da rede. Recentemente, o poderoso Google também buscou folego em outras mídias para divulgar o seu novo navegador Chrome e fez anúncios para TV. E isso já era de se esperar, já que ainda não passamos o dia todo conectados e nada é perfeito e completo.

Essa semana realmente foi atípica e há mais fatos que merecem destaque nesse texto. O Gazeta Mercantil, um dos melhores jornais do país deixou de circular e deixa saudades pela excelente redação com cadernos extremamente úteis. Voltando a cidade, foi inagurado o jornal Uberaba Extra de distribuição gratuita. Com a disseminação do tablóides em todo mundo, jornal de formato diferenciado que permite leitura rápida pois não possui a divisão de cadernos, essa foi a escolha desse novo e bem editorado jornal que pode ter feito a escolha certa.

Depois desse números de surpresas e têndencias retornemos a nossa festa. Uberaba merece essa novas conquistas da imprensa local a exemplo do desenvolvimento e representatividade que vem conquistando e pode se tornar exemplo de como o interior do país o investimento continua diante a crise global. Meus votos que a comunicação continue nessa reta ascendente.

Podem assoprar as velinhas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DICA: Para assinar o comentário sem uma conta no Blogger ou GOOGLE, é só selecionar a opção "Outro" e preencher o campo "Nome".